sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fui Papai Noel por um dia

Este ano, participei de um projeto social chamado Papai Noel dos Correios. A idéia é bem legal, basicamente, você vai até uma agência dos Correios e adota uma cartinha que foi endereçada ao bom velhinho. A minha primeira intenção com este post era de divulgar, mas durante a elaboração do meu texto, descobri que a ação já foi encerrado para esse ano… mas tudo bem, vou pelo menos contar a minha experiência. Embora o projeto já exista há 20 anos, só em 2010 que fui saber da sua existência… não sei porque não há uma maior divulgação sobre isso, mas tudo bem. Enfim, passei em uma agência e adotei uma carta.

Para continuar lendo:
http://marcelohirota.com/?p=611 

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Alerta para as festas de fim de ano

Durante uma grande parte da minha vida eu fui um jovem comum. Até conhecer o Método, eu me divertia como a maioria dos rapazes da minha idade o faz. Beber era parte indispensável de uma balada com os amigos.
O ano era 2003 e eu estava voltando de uma festa. Eram 4 da manhã e eu estava sóbrio. O motorista do outro carro não estava. Ele passou acelerando pelo farol vermelho a toda velocidade. O acidente fez com que nossos carros girassem mais de 360º e se arrastassem para dentro de um posto de gasolina. O motor do carro dele começou a pegar fogo. Dentro de um posto de gasolina.
Se é verdade que nesses momento sua vida inteira passa diante de seus olhos, eu ainda não sei dizer. O susto foi muito grande. Tudo o que eu consegui pensar foi: "Meu pai vai me matar!"
Surpreendentemente, nada aconteceu comigo. Nem sequer um arranhão. Mas e se eu estivesse dirigindo um pouco mais rápido? E se eu não estivesse usando o cinto de segurança? E se eu não tivesse reduzido a marcha para passar no cruzamento? Talvez sem um desses "e se's" eu já não estaria mais aqui. Por isso, considero que estou fazendo hora extra nessa vida e que cada minuto dela deve ser investido com cuidado e propósito.




Assista o vídeo até o fim. São imagens fortes, mas muito importantes para uma tomada de consciência que todos nós precisamos ter.

Todos temos histórias assim para contar. Alguns, como eu, tiveram a sorte de escapar por pouco. Outros escaparam com ferimentos leves, médios ou graves. Muitos não escaparam e não podem mais sequer contar suas histórias.
Assim, quando ouço as pessoas dizendo que bebem para se divertirem, que não imaginam curtir a noite sem álcool, fumo ou drogas, logo penso no quanto isso tudo é potencialmente perigoso. Para essas pessoas, esse vídeo é um tapa na cara. Não dá pra ser sutil quando o assunto é preservar vidas.

Instrutor Carlo Mea em utthita êkapáda kakásana.

O Instrutor Carlo Mea é o introdutor do Método DeRose na Itália. Ele foi para Roma com um senso de missão incrível. Logo começou a colher os resultados de sua admirável persistência e profissionalismo. Hoje ele é o diretor da única Escola do Método em Roma e tem sido exemplar no cumprimento da nossa missão. Infelizmente, Carlo sofreu um acidente de moto há pouco tempo e nós da Unidade Vila Madalena temos feito mentalizações em prol da recuperação dele em todos os satchakras. Para ilustrar como o Carlo está reagindo fabulosamente, transcrevo aqui o texto criado por ele e enviado a todas as Escolas:


Reclamar é um privilégio dos fracassados. O que resta saber é se reclamam porque são fracassados ou se são fracassados porque reclamam em vez de tomar uma atitude construtiva.
Quem se lamenta está a alimentar as mesmas emoções e pensamentos que, quase sempre, são a origem do que se lamenta. É uma atitude mais nobre e sensata reflectir sobre como mudar a sua vida para que essa situação não se repita mais.
Quem se lamenta é quem quer evitar de mudar si próprio mas pretende que sejam os outros ou a própria realidade a mudarem.
O universo responde de forma muito potente e imediata aos nossos pensamentos, por isso mudando a qualidade dos nossos pensamentos já damos à realidade a possibilidade de poder transformar o tipo de experiências que vivemos.
Quem se lamenta está a declarar a própria incapacidade de produzir pensamentos felizes graças aos quais possa, finalmente, viver experiências felizes.
Reforçar o vitimismo e dar atenção a quem se lamenta é um dos aspectos que, infelizmente, caracteriza os tradicionais meios de comunicação, em particular os noticiários que são tão enfatizados por quem se lamenta continuamente, alimentando apenas desculpas para quem não tem aquilo que quer (para não falar dos que não sabem sequer o que querem…). Na televisão as notícias principais (em todo o mundo) giram sempre à volta da (suposta) crise, falta de emprego, precariedade dos trabalhadores, política caótica, etc. que vão ainda dar um pretexto a todos os que se queixam da sociedade como desculpa para o que não conseguiram atingir.
Quem tem uma atitude construtiva na vida consegue arranjar um bom trabalho, boas relações humanas, boa estabilidade económica e ser feliz, em vez de continuar com a desculpa constante que tudo é mau ou impossível, como se o mundo à sua volta conspirasse para lhe tornar a vida mais difícil.
Os lamentosos vitimistas vivem esperando e pedindo continuamente a ajuda dos outros sem fazer nunca nada para parar de ter que precisar dessa ajuda.
Uma pessoa feliz que quer manter o seu bem estar deveria desconfiar e defender-se das pessoas que mostrem sinais de constante lamentação e que queiram relacionar-se consigo.
Felizmente tenho o privilégio de ter o Mestre DeRose 10 anos ao meu lado que sempre nos ensinou que lamentar-se é falta de educação e de inteligência, só vai piorar o problema.
Nem que o mundo inteiro fosse assim difícil e negativo (que não é) como parece pela televisão, bastaria ter alguém como o Mestre DeRose connosco para já ter mais que motivos para sermos plenamente felizes.
Desejo um dia maravilhoso para o Mestre DeRose e para todos os leitores deste blog.
Carlo Mea

Nesta época de festas em que muitas pessoas bebem e dirigem, às vezes por longos trajetos, vale a pena assistir e divulgar esse vídeo, para sensibilizar a todos da importância de se evitar misturar bebida com direção.

Gourmet - 18/12/2010

clique para ampliar

Parceria - Quintal dos Orgânicos


Quintal dos Orgânicos

Em um espaço de 500m2 dedicados à venda de aproximadamente 1.000 itens de produtos orgânicos certificados, você encontra alimentos, casa, beleza, moda, e uma cafeteria, onde você degusta um café da manhã nos finais de semana, almoços e lanches da tarde diários.

Recebemos frutas, legumes e verduras diariamente, vindos diretamente dos produtores….maçãs deliciosas, lichias incríveis, mini melançia surpreendente, e mais diversas outras frutas….e verduras recém colhidas fresquinhas .

Queremos lhe proporcionar uma experiência de infância, de brincadeira de rua, frutas colhidas na hora, cheiro de terra e chuva, gente batendo papo na varanda da casa. O quintal de uma casa é a interface entre o urbano e a natureza, onde a natureza tem chance de se manifestar e de ressurgir.

Quintal dos Orgânicos
Rua Fradique Coutinho, 1416
Tel.: 2386-1881 
http://www.quintaldosorganicos.com.br/

Recicle!

clique para ampliar
Para saber mais sobre o assunto, entre neste post:

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cronograma Dezembro

clique para ampliar

Sat Chakra Gregário

clique para ampliar

Desapego

Uma frase veio à tona na minha cabeça recentemente, frase dita há muito tempo pelo Daniel DeNardi, instrutor do Método DeRose e editor do excelente blog Assim falou DeNardi. Não me lembro com exatidão o que foi dito, mas foi algo mais ou menos assim: a felicidade não está no amanhã ou no ontem, está no aqui e agora, dentro de você.
Para continuar lendo:
http://marcelohirota.com/?p=584 

sábado, 11 de dezembro de 2010

Para todos os amigos

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências…

Para continuar lendo:
http://marcelohirota.com/?p=553

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

No stress


Muitas pessoas têm a idéia de que é necessário se tornar mais calmo para conseguir administrar o stress… tudo bem, pode ser uma solução mas eu, particularmente, prefiro outra solução. Por quê não aumentar a energia própria para gerar essa administração? Bem, vou explicar a minha idéia mas primeiro, vamos entender o que é stress:

Para continuar lendo é só acessar o link abaixo:
http://marcelohirota.com/?p=513 

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Reciclagem - baterias e celulares

Na mesma arrumação do post sobre mudanças, eu encontrei, ou melhor, desenterrei todos os meus celulares antigos. Entre eles, estava até mesmo o primeiro aparelho que já tive.
Era um celular da gradiente, um tijolinho, que ganhei, se não me falha a memória, em 98, o que se medido em tempo tecnológico deve dar quase 5 milhões de anos A.I. (antes do iPhone). 
Para continuar lendo, é só acessar o link abaixo:
http://marcelohirota.com/?p=445 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Comportamento da mudança


Recentemente arrumando o meu quarto, entre mil e uma coisas que encontrei durante esta limpeza, achei alguns cadernos da minha época de faculdade. Dentro de um deles, eu me deparei com um gráfico que mostra o comportamento da felicidade de um imigrante durante o seu processo imigração, e ele era mais ou menos assim:

Para continuar lendo, é só clicar no link abaixo:
http://marcelohirota.com/?p=415 

Alívio imediota



Fonte: Ricado Mallet

O prazer de comer bem


Já faz um bom tempo que resolvi adotar um outro estilo de alimentação, chamada de alimentação biológica. Neste sistema, pode-se comer de tudo, menos qualquer tipo de carne (vermelha, branca, azul, amarela, frutacor, etc, todas mesmo, sem preconceito rs), e por favor não pense que ao excluir este tipo de alimento, isso faz com que eu automaticamente me torne um natureba, eco-chato ou qualquer coisa do tipo, pelo contrário, não aprecio alimentos integrais ou similares.
Para continuar lendo é só clicar no link:
http://marcelohirota.com/?p=431

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curso de Mudrá - 19 de dezembro, às 15h

Clique para ampliar

O LADO MARAVILHOSO DA SOJA

Entrevista com Sonia Hirsch.


Sonia Hirsch, você agora é contra a soja?

Nunca fui a favor, a não ser nas formas fermentadas: misso, shoyu, tempê, natô. Já no meu primeiro livro, Prato feito, que é de 1983, aviso que a soja não deve ser consumida como feijão.

Mas seus livros dão muitas receitas de tofu.

Tofu é bom de vez em quando, porque parte da acidez da soja sai no soro. O tofu é feito de leite de soja talhado. Funciona muito bem para substituir o queijo quando a gente está querendo parar de comer laticínios, mas não dá para abusar. O mundinho natural e macrô adora, mas eu mesma como pouco, porque minha pele não gosta.

E a carne de soja? Você dá uma receita de picadinho de carne de soja no Prato feito.

Essa receita foi uma exceção, é a única que você encontra em todo o meu trabalho. Está lá como uma homenagem ao Bira, cozinheiro macrô que morou muito tempo no Rio e ficou famoso pelo picadinho. Eu mesma já não gostava de carne de soja na época, início dos anos 80; achava aquele negócio muito esquisito. Mas o Bira fez o picadinho num evento do Circo Voador na Quinta da Boa Vista, a galera gostou e eu pensei: vou botar a receita, afinal ele merece... Depois fiz a autocrítica no próprio livro, a partir da décima edição. Demorou...

Para continuar lendo esta entrevista, é só acessar o link abaixo:



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Método DeRose ao longo do mundo



Fonte: DeRose Method

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aniversário do Diretor Vernon Maraschin

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ÔM-Budsman

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Paradigmas - endereços

Paradigmas devem ser quebrados, se necessário, mas ao mesmo tempo respeite os paradigmas dos outros.


Fonte: marcelohirota.com

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Final de semana do feriado

clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Para entender um pouco melhor a aula: Corpos do homem e planos do universo.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Webclasses com o DeRose

Clique para ampliar

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Benjamim Zander no TED




Apresentação de Benjamin Zander para o TED, aproveitando o tema música clássica para falar sobre motivação e liderança. Este vídeo foi utilizado no encerramento do evento Insights 2010 para exemplificar o que chamamos no Método DeRose de bháva.

Programa do Curso Básico: corpos do homem e planos do universo.



Conversando com um grande amigo e dono de diversos blogs, Alessandro Martins, ele me explicou uma teoria muito interessante:
"Quando o emocional entra em movimento, ganha muita inércia. É difícil pará-lo. Enquanto o racional está para uma bicicleta ou para andar a pé, o emocional está para um trem. Quando brecamos uma bicicleta, ela quase que imediatamente para ou muda de direção. Já um trem é difícil parar. Pisamos no freio e ele só estaciona muito tempo depois de dado o comando.
Pensei nisso depois de observar que costumamos chamar essas manifestações humanas de veículos: veículo físico, veículo emocional, mental, etc...
Por essa lógica, é de se imaginar que as mudanças físicas devem ter ainda mais inércia. Suponho que é preciso ainda mais energia emocional e mental para alterar um processo que acontece no corpo durante longo tempo. Ao passo que os veículos superiores poderiam exercer influência sobre os veículos de maior inércia, ainda que com defasagem. Mas habitualmente não temos as chaves."
Para compreender um pouco mais sobre esta questão dos corpos do homem e planos do universo, pode-se assistir as webclasses do DeRose sobre o assunto ou, tão bom quanto, vir hoje, 18/10/2010, assistir a aula do programa do curso básico que será ministrada pelo Diretor Vernon Maraschin.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Alimentação Biológica

Cedo ou tarde, após algum tempo de convivência com os praticantes do Método DeRose, voê acaba descobrindo que nós não comemos carnes. Isso não é nenhuma novidade e tenho certeza de que você também conhece muitas outras pessoas que, além de nós, também adotaram uma alimentação assim, seja por questões de saúde ou por questões éticas.

Para enriquecer a sua cultura e previnir gafes desnecessárias é importante saber que existem muitos sistemas alimentares. Mesmo entre os que não comem carnes, existem aspectos que diferenciam um do outro e esse texto está aqui para que você saiba se situar nesse cipoal.

Nós do Método DeRose adotamos uma alimentação sem carnes. Por ser inspirado na culinária indiana, esse sistema propõe que seu prato seja colorido, saboroso, nutritivo e bem condimentado.

Eliminamos as carnes do nosso cardápio por que existe um pequeno grau de toxinas no tecido de animais mortos que impede as percepções sutis que a prática das técnicas proporciona. A evolução nos exercícios de respiração, meditação, etc. fica muito acelerada se o praticante observar também nosso sistema alimentar.

Comida sem carnes não é comida insossa. O paladar para nós é sagrado! Se o seu prato é marrom, sem gosto, indigesto, deve ter havido alguma confusão aí no meio do caminho. Outra coisa: açúcar não é carne. Sal tampouco. Porque tirar o refrigerante de quem só disse que não quer comer carnes?

Antes de continuar um detalhe: fuja do rótulo vegetariano como o diabo da cruz. Jamais diga “vegetariano” em voz alta. Ouça a voz da experiência! Cometi o erro de me dizer vegetariano num determinado ponto da vida e tive de amargurar ouvir pérolas como: -"Nós íamos pedir pizza, mas como você é vegetariano, decidimos comprar somente uns pãezinhos pra comer com o patê de atum".

Quem não come carnes não deve fazer distinção de cor. Os médicos recomendam que pessoas com colesterol alto comam menos carne vermelha, mas nós não temos problemas de colesterol! Queremos apenas que as toxinas das carnes não atrapalhem nossa progressão nas práticas.

Esse engano gerou o absurdo de algumas pessoas se dizerem vegetarianas quando ainda comem carnes brancas. A percepção do equívoco é ainda maior quando se descobre que as enzimas tóxicas presentes nas carnes é muito maior no peixe do que no boi.

Para comprovar isso basta fazer um teste simples: entre em um açouque e faça uma inspiração profunda. Depois entre numa peixaria e repita o mesmo procedimento. Qual dos dois fede mais? A peixaria, é claro! Pois a carne branca apodrece mais rápido e as enzimas tóxicas das quais falamos são geradas pela putrefação dos tecidos.

Recentemente descobri que o editor da maior revista sobre vegetarianismo dos E.U.A. afirmou ter abandonado o vegetarianismo para se tornar flexitariano. Isso significa que ele passou a comer carnes em eventos específicos ou datas festivas. Além disso aproveitou para cunhar o termo pescovegetarianismo (para aqueles que comem apenas as carnes de peixes). Fiquei perplexo.

Façamos um acordo: sejamos sempre autênticos! Não quero parecer duro nem intolerante, mas afirmar que se faz uma coisa e fazer o oposto é hipocrisia. Essa conversa de flexitarianismo ou pescovegetarianismo é um absurdo sem tamanho!


Para que barafundas como essas sejam esclarecidas de uma vez por todas, vamos detalhar os sistemas alimentares mais coerentes, presentes na natureza e nas culturas humanas em geral:

Carnivorismo
Carnívoros são os animais que se alimentam de carnes. São sempre dotados de ferramentas para matar e, após capturar uma presa, se alimentam de suas carnes transbordando o sangue quente da vítima recém assassinada. O ser humano não é um animal carnívoro.

Carniceirismo
A hiena e o abutre são exemplos de animais carniceiros. Eles nem sempre possuem as ferramentas ou a coragem para matar e dependem dos restos deixados para trás pelos carnívoros para se alimentarem. Se analisarmos o comportamento humano, somos mais parecidos com os animais carniceiros do que com os carnívoros. Apesar disso, nossa categoria não é essa.

Onivorismo
O homem descende de uma linhagem de primatas que se desenvolveu para comer de tudo. Frutas, legumes, cereais, raízes, insetos, carnes, carnes apodrecidas, lesmas, frutos do mar... Tudo! Estamos lado a lado com o porco e com a avestruz. Não é exatamente uma boa companhia, logo tratamos de evoluir para outros sistemas.

Cerealismo ou Macrobiótica
O cerealismo é uma proposta alimentar que adota mais cereais nas refeições do que os demais alimentos. É mais comum nas culturas asiáticas, principalmente no Japão. Possui um histórico de muitas curas e benefícios para a saúde, mas quando combinado com a prática das técnicas do nosso acervo, costuma provocar resultados negativos.

Vegetarianismo (lacto-ovo-vegetarianismo)
Essa é a forma mais comum de vegetarianismo. Trata-se do sistema que adota todos os alimentos, com exceção das carnes. Também é o sistema adotado por aqueles que desejam se aprofundar na prática do Método DeRose.

Vegetarismo (lacto-vegetarianismo)
Trata-se de uma vertente menos praticada do vegetarianismo que exclui também os ovos além das carnes.

Vegetalismo ou Veganismo
(vegetarianismo puro)
Os adeptos da cultura straight edge são grandes divulgadores do sistema vegan. Trata-se da vertente do vegetarianismo mais restrita por eliminar o leite e os ovos do cardápio. O único inconveniente dessa escolha é a necessidade de se suplementar vitamina B12, mas de fato, trata-se de uma alimentação muito limpa. O praticante do Método que queira fazer um período de limpeza orgânica mais intensa, pode se valer do veganismo como ferramenta.

Crudivorismo
Crudivorismo é o modelo alimentar que propões que os alimentos davam ser ingeridos preferencialmente crus. O cozimento, quando necessário, só pode ser feito até determinada temperatura. Este sistema também não é recomendado ao praticante da Nossa Cultura.

Frugivorismo
O mais rigoroso dos sistemas alimentares até esse ponto é o frugivorismo. Nele, o adepto irá ingerir apenas as frutas de todas as espécies, incluindo-se aí as frutas secas. Tal como o veganismo, pode ser usado em períodos de purificação intensiva. Este autor não recomenda que esses períodos sejam muito extensos. Uma semana já está excelente para bons resultados de limpeza orgânica. O ideal é um dia de frutas por semana.

É importante que o fanatismo, a hipocrisia ou a doutrinação passem longe das nossas propostas. Cada um de nós nasceu para ser feliz e a alimentação é uma importante ferramenta de prazer e na alegria de viver. Coma o que te faz feliz e o que te dá prazer! Deixe que as pessoas comam o que elas quiserem. Neste quseito, todos nós sempre podemos exercer um pouco mais de tolerância e boas maneiras.


O Instrutor Vernon Maraschin é o diretor da Escola do Método DeRose na Vila Madalena e se diz mais glutão do que gourmet.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Respiração Total

 
Professor Fábio Euksuzian e Instrutora Tatiana Marcondes. 

Pode parecer o maior lugar comum do mundo, mas de fato, respirar é viver. Tudo o que respira está vivo, expressa o seu metabolismo e interage com seu ambiente. Assim, concluímos que respirar mais é viver mais. Respirar amplamente significa viver amplamente.

Você já reparou na respiração das pessoas? Perceba que a maioria delas se utiliza de uma respiração curta, superficial, quase oprimida. Os antigos notaram que para todos os estados emocionais, havia uma respiração compatível. Mas a grande sacada foi a de que ao imitarmos determinadas formas de se respirar, alcançamos o mesmo estado emocional relacionados a essas formas.

Repare bem no que foi dito acima: você pode escolher o seu estado emocional apenas imitando a respiração compatível com a emoção desejada. Isso significa que podemos escolher nossas emoções da mesma forma que escolhemos nossas roupas.

Normalmente, vivemos como vítimas de nossos estados emocionais. Se algo de ruim me acontece, fico triste, ou bravo. Se algo de bom me acontece, fico feliz, empolgado. Mas se essa via de mão dupla entre estados emocionais e respiração estiver correta, podemos manter sempre o estado emocional que desejarmos, independentemente das situações que nos acontecem.

“Felicidade ou infelicidade são efeitos ilusórios de causas relativas à condição anterior.” 
DeRose.

Que tal imitar a respiração de alguém concentrado, ou de alguém feliz, ou apaixonado? Você pode desencadear todos esses sentimentos! Em nosso acervo, eliminamos todos os respiratórios que pudessem desencadear estados emocionais negativos e foram agregados apenas os que gerassem sentimentos positivos. Afinal de contas, de que nos adiantaria imitar a respiração de alguém que está com medo e acabar ficando com medo também?

Respirar é a primeira coisa que fazemos ao nascer. Durante a gestação, o bebê assimila o oxigênio diretamente pelo sangue da mãe através do cordão umbilical. Nessa fase, os pulmões ficam cheios de líquidos e não podem respirar. Assim que nasce, o bebê precisa chorar para eliminar esses líquidos e respirar sozinho pela primeira vez.

Respirar também será a última coisa que faremos. Uma boa imagem disso são as cenas dos filmes nos quais, após receber um golpe fatal, o personagem deixa claro o momento  da sua morte soltando um suspiro final. O último sopro, ao qual estamos todos destinados e do qual ninguém pode se furtar.

Poeticamente, podemos imaginar até que cada um de nós nasce com um número programado de respirações. Como um saldo positivo que ao longo da vida vai se consumindo. Assim, respirar amplamente então, ganha um valor imenso! Cada respiração profunda significaria assim alguns minutos a mais para se protelar a hora fatal.

No Método DeRose, levamos a fundo o treinamento respiratório, buscamos ritmos cada vez mais longos e movimentos cada vez mais amplos. Procure estudar algo a respeito e aprofunde-se na prática dessa fabulosa parte do nosso acervo de técnicas.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Entrevista com Marco Antonio Guedes



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Manifesto em defesa da Democracia



Numa democracia, nenhum dos Poderes é soberano. Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.
Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil,  inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.
É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.
É inaceitável  que militantes  partidários  tenham convertido  órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.
É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.
É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais em  valorizar a honestidade.
É constrangedor que o Presidente não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há “depois do expediente” para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no “outro” um adversário que deve ser vencido segundo regras, mas um inimigo que tem de ser eliminado.
É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e de empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.
É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.
É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É deplorável que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.
Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para  ignorar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.
Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.
Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

DeRose Festival no Amaury Jr.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Coreografias - DeRose Festival SP 2010


Este ano aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de agosto, o DeRose Festival de São Paulo. Como já é de tradição, foram apresentadas belíssimas coreografias. Segue os vídeos:

Fotos do gourmet - 28/8/2010

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cronograma de Atividades Setembro 2010


Clique na imagem para aumentar.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Receita: Risoto de pera com gorgonzola


Este último sábado, 28/8, tivemos um gourmet aqui na escola. Contamos com a presença de 13 pessoas, que aprenderam e cozinharam três pratos diferentes: risoto de pera com gorgonzola, tomates recheados e brócoli afrodisíaco.
Segue abaixo a receita de um desses pratos, se você quiser saber sempre a receita de todos os pratos, basta comparecer ao gourmet.


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Gourmet na Vila Madalena - 28/08/2010

clique para ampliar

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campanha de doação de medula óssea



A Ameo, Associação da Medula Óssea, está com uma campanha de doação de medula óssea com a finalidade de auxiliar as pessoas que possuem doenças ligadas as células do sangue, como leucemia e linfoma.
Para auxiliar a campanha e se tornar um doador é bem simples e fácil, basta entrar no site da Ameo e seguir passo a passo as suas instruções.
Sabendo desta campanha, os organizadores do DeRose Festival de SP organizaram um posto de coleta durante o evento. Foram mais de 300 cadastros de novos doadores em um dia só! Um dos padrinhos da campanha, o ator Carlos Casagrande, gravou um pequeno vídeo agradecendo pelo apoio. Segue o vídeo:

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Campanha do agasalho - 2010

Todos os anos, as escolas do Método DeRose participam como postos de arrecadação para a campanha de agasalho. Este ano, conseguimos arrecadar diversas caixas lotadas de agasalhos para serem doadas a população mais carente.
Muito obrigado à todos que contribuíram com o sucesso dessa coleta.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Satchakra Graduação - 18/8/2010

Parabéns aos alunos que passaram de grau! Márcia, Clarice, Luis e Helen!

Receita do Patê Condimentado

Vernon, senti que nos satchakras em que eu fiz o patezinho a galera ficou curiosa com a receita... Bom, não há uma receita super padronizada, mas eu resolvi compilar a ideia... estou passando para vc, e se vc puder passar para os alunos, ou colocar no blog, acho q seria legal!!!

Julio César e Ana Keller


Receita - Patê Condimentado

Ingredientes
1 copo de requeijão
1 copo de queijo cottage ou ricota (opcional, para deixar o patê mais consistente)
Salsinha picada a gosto
Cebolinha picada a gosto
Zattar
Noz-moscada (preferencialmente ralada na hora)
Orégano
Manjerona
Sal a gosto

Preparo
Misture o requeijão com o queijo cottage/ricota. Junte os temperos, misturando bem. Por último misture a salsinha e a cebolinha.

Dica: Esta seleção de temperos é apenas uma sugestão. Você pode usar também pimenta, coentro, cominho, kümmel, páprica, e muitos outros temperos! Use sua imaginação, e não economize nos temperos, eles são o segredo para o patê ficar bem saboroso!

Vamos simplificar a vida?

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Site dos Instrutores

Acesse o site do seu instrutor! Se você tem dúvidas ou sugestões para temas, avise-nos para que se transformem em novas postagens. Confira o link na barra lateral e boas leituras!



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fotos - Feira da Vila

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Você já conhece a nossa escola?

Nós estamos localizados na Rua Wisard, 411. Venha nos visitar e conhecer a nossa escola.



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Feira da Vila


Neste domingo, dia 15 de agosto, acontecerá a 33ª Feira da Vila Madalena. A Feira é realizada uma vez por ano e conta com diversos expositores e várias atrações.
Este ano, nós vamos participar da Feira! Estaremos com um stand na frente da escola, por isso se você estiver por aqui, venha nos ver.

Novos Horários

Atenção para as mudanças em nossa grade de horários!

Clique na imagem para abrir em melhor resolução.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Satchakra com fondue, às 21h

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Traga sua Caneca!

Com a idéia de reduzir o consumo de copos plásticos na Escola, estamos sugerindo que cada aluno traga sua própria caneca de cerâmica e a deixe em nossa Cantina. Assim, na hora de saborear o seu chaí, você faz sua pequena parte em poupar o planeta.

Campanha contra o cigarro

As legendas estão em espanhol e a locução em francês, mas acho que dá pra pegar o recado.



Sampleado do Blog do DeRose. Dica do Instrutor Pedro Henrique, da Argentina. Um forte abraço PH!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A importância da egrégora

Não ter amigos é tão perigoso como fumar ou consumir álcool em excesso

Especialistas afirmam que isolamento é ruim para a saúde

WASHINGTON - Não ter amigos pode ser tão perigoso para a saúde como fumar ou consumir álcool em excesso, diz um estudo de cientistas americanos publicado hoje no site da revista PLoS Medicine.

Os especialistas asseguram que o isolamento é ruim para a saúde, no entanto, esta é uma tendência cada vez maior em um mundo industrializado no qual "a quantidade e a qualidade das relações sociais estão diminuindo enormemente".

Estudos prévios demonstraram que as pessoas com menos relações sociais morrem antes daquelas que se relacionam mais com amigos, conhecidos e parentes. Por isso, preocupados com o aumento de pessoas que se relacionam menos com as outras, os cientistas analisaram como um isolamento excessivo pode afetar a saúde.

Para isso, os pesquisadores recorreram a 148 estudos prévios com dados sobre a mortalidade de indivíduos em função de suas relações sociais. Após analisar os dados de 308.849 indivíduos acompanhados durante uma média de 7,5 anos, os cientistas descobriram que as pessoas com mais relações sociais têm 50% mais chances de sobrevivência do que quem se relaciona menos com outras pessoas.

Segundo os especialistas da Universidade Brigham Young, do estado de Utah, e do Departamento de Epidemiologia da Universidade da Carolina do Norte que participaram do estudo, a importância de ter uma boa rede de amigos e boas relações familiares "é comparável a deixar de fumar e supera muitos fatores de risco como a obesidade e a inatividade física".

Esses resultados também revelam que, analisando a idade, o sexo ou a condição de saúde do indivíduo, a integração social pode ser outro fator levado em conta na hora de avaliar o risco de morte do indivíduo.

"A medicina contemporânea poderia se beneficiar do reconhecimento de que as relações sociais influem nos resultados de saúde dos adultos", apontam os responsáveis pelo estudo, para quem médicos e educadores poderiam advertir sobre a importância da relações sociais da mesma forma que defendem o antitabagismo, uma dieta saudável e a realização de exercícios.

Texto extraído do site Último Segundo. Para ler esse texto em seu site original, clique aqui.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O que nos motiva?



Ainda não encontrei esse vídeo com legendas. Espero que o seu inglês esteja em dia, por que o tema vale a pena.

DeRose Vila Madalena Mobile

É um privilégio dizer que a Nossa Escola é o primeiro Centro Cultural do Método DeRose a produzir um site otimizado para acesso mobile. Com ele, uma pessoa que queira nos conhecer pode nos encontrar através do Google Maps ou nos telefonar e falar diretamente com um dos nossos instrutores com apenas um toque!


 Caso você queira produzir um site assim, mande uma mensagem para o Instrutor Hirota, que conhece as ferramentas de edição para sites Mobile. São extremamente fáceis de usar e o site fica pronto em poucos minutos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cronograma da escola - Agosto / 2010

Hoje, às 20h30: aula sobre meditação e samádhi



Segunda-feira, às 20h30 - Programa do Curso Básico.

1ª aula de agosto: Méditação e samádhi

Nesta aula você vai aprender:

- o que é meditação (dhyána);

- a tradução correta do termo "meditação";

- quadro sinótico "o lótus da meditação";

- as raízes no lodo (elemento terra): pratyáhára;

- o caule no elemento água (êkagrata, dhárana);

- os ramos (dispersões intelectivas/auto-hipnose);

- as pétalas (chitta) abrindo-se no elemento ar;

- a energia do lótus recebida do Sol (fogo);

- a superfície do lago (chittavritti) e seu fundo (Púrusha);

- a fórmula da mente (3+3=6)

- a fórmula da meditação (0+0=∞)

- a comparação das Upanishads: 12 pratyáháras conduzem a um dháraná, 12 dháranás a um dhyána, 12 dhyánas a um samádhi;

- o que é um samádhi;

- sabíja samádhi e nirbíja samádhi;

- a definição de Yôga mais aceita no mundo, já que serve para todos os ramos;

- a frase de Shivánanda (Sem kundaliní não há samádhi.").

terça-feira, 27 de julho de 2010

A diferença que um indivíduo pode fazer



Quando o assunto é guerra, macro economia ou política, é muito comum nos sentirmos impotentes para realizar alguma mudança. Esse vídeo contribui para provar o contrário. Cada indivíduo tem a escolha de contribuir para a mudança de paradigma que nossa civilização precisa.

Se todos os soldados se recusarem a matar, as guerras não seriam travadas. Se todos os comerciantes, donos de empresas, funcionários se recusassem a mentir, teríamos um mercado mais justo e mais honesto.

Jamais diga: Todo mundo faz errado, então não tem problema eu fizer também. Do contrário, pense sempre: Se todos fizerem o que eu faço, o mundo será um lugar melhor ou pior? É um ato de coragem sair da corrente e pensar por si, mas essa é a verdadeira bravura.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fotos do Sat Chakra do dia 21/7/2010

Entrevista com DeRose


Se preferir, assista ao vídeo no site do Estadão clicando aqui.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Filtro Solar - Sunscream



Everybody is free! (to wear sunscream...)

Hoje Sat Chakra, às 21h

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Hoje, às 20h30: aula do Programa do Curso Básico!

Testes Mensais Voluntários


A data para os testes mensais deste mês na Unidade Vila Madalena já está marcada: dia 26 de julho às 20h30. Estude bastante e compareça!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Quem Somos Nós?

 

Trailer do filme Quem Somos Nós?

Prepare a pipoca! Dia 17 de julho de 2010, às 16h na Unidade Vila Madalena do Método DeRose, vamos assistir o filme What the Bleep Do We Kwon? (Quem Somos Nós?). Confirme a sua presença nos comentários abaixo.

O site oficial do filme você pode conferir aqui.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quando é preciso ser forte - Mestre DeRose

A dica de leitura para hoje é o livro Quando é preciso ser forte, do Mestre DeRose. De leitura leve e divertida, não se assuste se você terminar de ler as mais de 400 páginas em apenas um final de semana.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Newsletter #3 - Julho 2010

Newsletter quinzenal da Unidade Vila Madalena do Método DeRose.

Cronograma de Atividades Julho 2010

terça-feira, 29 de junho de 2010

Curso Força & Flexibilidade - 26/06/2010

Sábado passado, tivemos o primeiro curso da nossa escola. O curso ministrado pelo nosso querido diretor Vernon, foi sobre Força e Flexibilidade e contou com a participação de vários alunos.
Segue as fotos do curso:

Sat Chakra Junino

Na última quarta-feira, tivemos um sat chakra (círculo de mentalização) junino. Além das gostosas comidinhas, contamos com duas coreografias: do mais novo yôgin da escola, Júlio, como também do nosso querido diretor, Vernon.
Os sat chakras ocorrem sempre às quarta-feiras, começando sempre às 21h. Para participar basta trazer uma flor, um fruto e comidinhas gostosas. Venha participar do próximo!



segunda-feira, 14 de junho de 2010

Adicione nosso MSN na sua lista de contatos!

Agora você pode entrar em contato conosco também através do seu MSN. Basta adicionar nosso contato à sua lista de amigos, copiando o endereço abaixo:

vilamadalena.sp@hotmail.com

Um forte abraço e nos vemos na sua próxima visita!

domingo, 13 de junho de 2010

Aulas extras e atividades culturais nas sextas feiras

Super sexta é o nome carinhoso que nossos próprios alunos deram a uma sequência incrível de práticas que todos podem participar! As duas primeiras horas são preenchidas com o grupo de coreografia e o satsanga, o grupo de mantras. Essas duas atividas culturais já estão inclusas nas mensalidade.

As outras duas atividades são extremamente poderosas e transformadoras. É a dobradinha formada pela aula de musculares e de flexibilidade. No conjunto, são duas horas de práticas focadas em desenvolvimento nos ásanas (técnicas corporais e procedimentos orgânicos). Ninguém deve ficar de fora! Essas duas aulas tem um custo adicional de R$ 50,00 nas mensalidades e representam uma significativa evolução para os participantes. Todos estão convidados a experimentar.

Super-Sexta:
17h. Grupo de Coreografia - Instrutor Vernon;
18h. Grupo de Mantra - Instrutor Vernon;
19h. Aula Extra de Musculares - Instrutor Vernon;
20h. Aula Extra de Flexibilidade - Instrutora Denise.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Os limites da sabedoria

Antes de iniciarmos essa reflexão vamos esclarecer alguns pontos. Há grandes diferenças entre o que o Ocidente e o outro lado do mundo entende por sabedoria. Do lado de cá, a sabedoria está normalmente atrelada à capacidade de associações, ao movimento mental e a algo estritamente especulativo. Desde o jardim de infância nos ensinam que devemos sempre pensar, refletir e que isso é realmente essencial. Entretanto, esta atitude que nos foi imposta pode tornar-se limitadora à percepção mais profunda do mundo. Se pensarmos em termos de inteligiencia emocional, a satisfação dos desejos também é limitante e muitas vezes têm um grande fundo de condicionamento. Cito o escritor brasileiro, DeRose “há duas formas de comprovarmos a inutilidade dos prazeres: a primeira é renunciando a eles; a segunda, gozando-os.” A satisfação dos sentidos realmente traz uma realização, mas passageira e que termina assim que as sensações reduzem sua intensidade. Se nos detivermos nisto estaremos eternamente correndo atrás de algo que venha de fora para dentro e não chegaremos ao ponto de gerarmos a felicidade como um estado de consciência, algo que independa das situações externas. Esse tipo de sensação é um estado de inabalável bem-estar.

Para os orientais o único conhecimento que interessa é aquele que nos proporcione autoconhecimento. Para eles, o que importa de conhecimento é aquilo que nos conduza à felicidade permanente e à descoberta daquilo que realmente somos.

Para continuar lendo:
http://www.assimfaloudenardi.com/2007/03/os-limites-da-sabedoria.html

terça-feira, 1 de junho de 2010

Método DeRose apoia a Campanha do Agasalho 2010

Com a chegada do inverno, surge a preocupação com aquelas pessoas que não tem como se proteger do frio. Por isso, o Governo do Estado de São Paulo promove todos os anos a Campanha do Agasalho, com o intuito de receber doações de cobertores e roupas de frio.
Os instrutores e alunos da rede de Escolas do Método DeRose participam ativamente dessa Campanha, a fim de colaborar com a Defesa Civil e o Governo do Estado. Em 2009 esse engajamento fez de nós a entidade que mais contribuiu nessa ação pelo civismo e pela responsabilidade social.
Agora em 2010, com a inauguração da nossa representação na Vila Madalena, queremos contar com o auxílio dos moradores, estabelecimentos comerciais e centros culturais  do bairro para aumentar ainda mais a quantidade de doações e você pode contribuir nessa empreitada.

Teremos caixas de coleta em diversos lugares no bairro durante o mês de junho. Participe!

Leve os seus agasalhos até um ponto de coleta ou em nossa unidade na R. Wisard, 411 que é um ponto permanente de coleta.

Mais informações 3034-2866.