segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Receita: Risoto de pera com gorgonzola


Este último sábado, 28/8, tivemos um gourmet aqui na escola. Contamos com a presença de 13 pessoas, que aprenderam e cozinharam três pratos diferentes: risoto de pera com gorgonzola, tomates recheados e brócoli afrodisíaco.
Segue abaixo a receita de um desses pratos, se você quiser saber sempre a receita de todos os pratos, basta comparecer ao gourmet.




Risoto de pera com gorgonzola

2 xícaras de arroz arbório
2 colheres de azeite de oliva
1 colher de manteiga
1/2 cebola picada
1 e 1/2 litro de caldo de legumes
2 peras
5 colheres de queijo gorgonzola
queijo parmesão à gosto
pimenta à gosto

Modo de preparo:
1. Comece separando os ingredientes pedidos na receita. Em seguida, coloque o caldo numa panela e leve ao fogo alto. Utilize apenas dois cubos para 1 ½ litro de água. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível.

2. Descasque as peras e corte em cubos de 1 cm: comece cortando fatias de 1 cm espessura, corte as fatias em tiras de 1 cm de largura e as tiras em cubos 1 cm. Agora sim, coloque os cubos numa tigela com água e suco de meio limão (isto serve para que as pêras não oxidem e fiquem pretas). Reserve.

3. Numa panela, leve o azeite ao fogo baixo. Quando estiver quente, acrescente a cebola picada e misture bem, com uma colher de pau, por 4 minutos, ou até que fique transparente.

4. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.

6. Acrescente uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, junte outra concha e repita a operação por 15 minutos, sempre em fogo alto.

7. Acrescente o queijo gorgonzola e as peras escorridas à panela do risoto e misture bem, até o queijo derreter.

8. Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar “al dente”. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais um minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. O resultado será um risoto ressecado no prato.

Share/Save

Nenhum comentário:

Postar um comentário