quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Karatê Kid e a relação Mestre/discípulo



Depois de ter publicado o post sobre como o filme Kung-Fu Panda retrata mal a relação Mestre/discípulo, me senti na obrigação de mostrar um pouco o outro lado da moeda.
No verdadeiro discipulado a primeira etapa a ser cumprida, e que se tornará uma atitude perante a vida, é o gurusêva – o serviço ao Mestre. É uma tradição ancestral que continua viva nos dias de hoje e que consiste numa série de provas e trabalhos dedicados ao Mestre ou à Escola que ele representa.
A melhor película que já vi até hoje retratando com excelência o gurusêva é o filme Karatê Kid – A hora da Verdade. Nele, Daniel Larusso (Ralph Macchio) teve que encerar o carro, lixar o piso, pintar a cerca e pintar a casa do Mestre Miyagi (Pat Morita), antes que esse lhe ensinasse o karatê. Na verdade, ao realizar aquelas tarefas todas, Miyagi já estava treinando o garoto nos movimentos de ataque e defesa, sem que ele soubesse.
O filme todo está disponível no Youtube, dividido em várias partes. Para quem quiser um pouco de nostalgia e um clima anos 80s, vale o clique!

Share/Save

Nenhum comentário:

Postar um comentário