sábado, 5 de dezembro de 2009

Exercício da criatividade: inserindo a prática no dia-a-dia




Desde que eu comecei a lecionar Yôga, algo que sempre escuto dos meus alunos, principalmente aqueles que são executivos, é que eles não tem tempo para praticar... pois mal tem tempo de praticar na minha escola ou comigo através de aulas particulares, imagine sozinhos durante o atarefado dia deles? Mas há diversas maneiras até bem criativas para colocarmos técnicas de Yôga ao longo do dia.


Respiração: em grandes cidades um local excelente para treinar a respiração é no trânsito. Ao invés de perder o tempo esperando se os carros andarem, treine a sua consciência sobre a sua respiração. Comece a perceber mais a sua inspiração, dilatando o abdômen pela entrada do ar, e sua expiração, contraindo o abdômen pela saida do ar. Depois de algum tempo com este treino, expanda a consciência e a atenção para outras partes dos seus pulmões, novamente, durante a inspiração, dilate o abdômen, continue a inspirar afastando os músculos intercostais e costelas, inspire mais um pouco elevando o alto do tórax. Permaneça por alguns instantes com os pulmões cheios. Ao expirar faça o caminho contrário da inspiração, e retenha por mais alguns instantes com os pulmões vazios. 
Técnicas de purificação: utilizamos durante a prática uma técnica para iniciantes chamada de rajas uddiyana bandha, que são as contrações abdominais. O ideal é fazer cerca de 5 minutos diários desta técnica que consiste em: inspire profundamente, expire esvaziando completamente os pulmões, durante a retenção sem ar contraia e solte diversas vezes o abdômen, quando precisar inspirar novamente, pare a movimentação e recomece o ciclo. Agora onde a arranjar estes benditos 5 minutos diários no tempo milimétricamente contado? Fácil, durante o banho, ao colocar o xampu é necessário esperar 2 minutos para ele agir, durante esta espera, contrações abdominais, tire o xampu, passe ao condicionador, mais 2 minutos de espera, mais contrações abdominais, agora só falta 1 minuto que pode ser encaixado facilmente a qualquer momento até o final do banho.
Talvez alguém esteja pensando que isso pode tornar a prática superficial, que não fará efeito, que é bom mesmo treinar em sala de aula com o seu instrutor, blá blá blá e se realmente vale a pena praticar o Yôga desta forma... Para isso respondo usando uma lógica bem simples, por que praticar assim? Porque é melhor praticar desta forma do que não praticar...
Enfim, olha só que fácil praticar durante o dia-a-dia? Ainda existem outras maneiras de se inserir Ásanas (técnicas orgânicas), Yôganidrá (técnica de descontração), Samyama (técnica de concentração, meditação e hiperconsciência) e muito mais, basta apenas ter um pouco de criatividade. 
Share/Save

Nenhum comentário:

Postar um comentário