terça-feira, 15 de março de 2011

Gourmet baiano - 12/3/2011



Moqueca de legumes

Ingredientes:
uma seleção variada de legumes e frutas: cenoura, batata, batata doce, chuchu, abóbora, couce-flor, nabo, madioquinha, ameixa, abacaxi, carambola, caju, etc. Eles deverão ser cortados em rodelas ou fatias.
1 xícara de tomates cortados em rodelas
1 xícara de cebolas cortadas em rodelas
1 xícara de pimentões cortados em rodelas
1 xícara de tempero verde (cebolinha e coentro) picados
4 dentes de alho amassados
sumo de 2 limões
1 tomate picado
2 pimentas de cheiro
50 ml de óleo ou azeite de oliva
100ml de azeite de dendê
200ml de leite de coco

Modo de fazer:
Faça uma solução aquosa utilizando o alho amassado, o sumo de limão, parte do tempero verde picado, o tomate picado, sal, azeite de oliva. Deixe os legumes e frutas cortados de molho nessa solução por uns 15 minutos para macerar. Em um tacho de barro, ferro ou cobre, refogue as cebolas e os pimentões em azeite de oliva e vá acrescentando aos poucos os legumes e frutas deixados de molho, sempre  do mais duro para o mais macio, assim, a cenoura e a batata vão antes da couve-flor e da abóbora e assim por diante.
Mexa com muito cuidado arrumando tudo para propiciar um cozimento homogêneo a todos os ingredientes. Quando tudo estiver macio, teste o sal e acrescente o leite de coco e o azeite de dendê. Coloque o restante do temper o verde picado desligue o fogo e sirva em seguida.

Arroz de coco

Ingredientes:
1 xícara de arroz branco
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de azeite de oliva
100 ml de leite de coco
sal a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o azeite e refogue a cebola até dourar. Acrescente o arroz em seguida, mexendo bem por alguns minutos até que os grãos fiquem transparentes. Acrescente duas xícaras de água, mexa de deixe cozinhar em fogo alto. Quando o arroz estiver quase seco, acrescente o leite de coco e sal a gosto, mexa e desligue o fogo depois de alguns minutos. O arroz de coco deve ficar um pouco grudado.

Feijão fradinho à baiana

Ingredientes:
1/2kg de feijão fradinho
1 cebola média
1 tomate grande
1 pimentão
2 dentes de alho
1 xícara de tempero verde (coentro, cebolinha, salsa e hortelã)
100 gramas de gengibre
50ml de óleo ou azeite de oliva
100ml de azeite de dendê
pimenta do reino, cominho, louro e sal a gosto

Modo de preparo:
Lave e coloque o feijão de molho por uma noite. Bata a cebola, o tomate, o pimentão, o alho, o gengibre e o tempero verde no liquidificador formando uma pasta esverdeada. Refogue esta pasta no óleo ou azeite de oliva até começar a cheirar. Coloque o feijão e refogue junto. Depois acrescente um pouco de água e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Quando o feijão estiver bem cozido e quase seco, junte o dendê, mexa um pouco e mantenha-o no fogo até secar.

Farofa de azeite de dendê

Ingredientes:
1 cebola média picada
50ml de óleo ou azeite de oliva
100ml de azeite de dendê
500g de farinha de mandioca

Modo de preparo:
Refogue a cebola no óleo ou azeite de oliva até dourar. Acrescente pouco a pouco a farinha mexendo bastante e sempre. Quando começar a cheirar, junte o azeite de dendê, mexendo mais um pouco e desligando o fogo em um minuto.

Cocada de leite condensado

Ingredientes:
500g de coco ra lado (fruta ralada), caso não tenha o coco, pode usar de saquinho em flocos hidratado com água quente
2 latas de leite condensado
2 ovos

Modo de preparo:
Bata com um garfo os ovos e misture com todos os ingredientes. Coloque em um refratário e leve ao forno por aproximadamente 40 min. Deixe esfriar e corte em pedaços.

Calda de maracujá

Ingredientes:
1 xícara de açúcar
polpa de 2 maracujás
1/2 xícara de água

Modo de preparo:
Em uma panela, misture o açúcar, a polpa de maracujá e a água. Leve ao fogo baixo, sem mexer, deixe ferver até engrossar.
Share/Save

Nenhum comentário:

Postar um comentário