segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O sistema alimentar do Nosso Método


Muitas pessoas nos questionam sobre a obrigatoriedade de se adotar um sistema alimentar sem carnes para poder praticar o Método. É mesmo imprescindível que o praticante de SwáSthya seja vegetariano? Vamos analisar isso aqui.

Em primeiro lugar vamos deixar uma coisa muito clara: somos de estirpe matriarcal e, portanto, libertária. Logo não existe obrigatoriedade alguma em nossos procedimentos, sejam eles técnicos ou comportamentais. No entanto, como toda tradição oriental, seguimos uma série de orientações que visam a alta performance, norteada por uma disciplina veemente. Para conciliarmos as duas forças, aparentemente antagônicas, seguimos a célebre máxima da Nossa Cultura:

A liberdade é o nosso bem mais precioso. No caso de ter que confrontá-la com a disciplina, se esta violentar aquela, opte pela liberdade. Mestre DeRose


Isso significa que, se a orientação de abster-se de carnes agride a sua liberdade individual, opte por comer o que você bem entender! Acontece que escolher é excluir! Se a disciplina exige o vegetarianismo como sistema alimentar para se galgar os graus mais adiantados e você optou por continuar comendo carnes, não fique chateado se o seu instrutor não lhe ensinar as técnicas mais poderosas ou não lhe convidar para os eventos e cursos reservados aos graus superiores. Obviamente você poderá continuar praticando as técnicas apropriadas ao seu nível de comprometimento sem problema algum.

Ao praticante dedicado que fez sua escolha por abster-se de carnes, o instrutor lhe reserva todo um vasto conjunto de técnicas e conceitos que ele poderá metabolizar sem prejuízos para a sua saúde. Seria uma irresponsabilidade por parte do seu instrutor lhe ensinar técnicas adiantadas antes que o sistema energético do praticante estivesse completamente livre das toxinas presentes nas carnes. Esse é um importante detalhe técnico.

No final das contas é tudo uma questão de maturidade. Faça as suas escolhas na vida avaliando com a maior lucidez possível os prós e contras. Depois assuma as consequências delas. Se você achar que escolheu errado, sempre há tempo de mudar! Se achar que escolheu corretamente, persista! Se para você for muito difícil eliminar as carnes do prato, experimente apenas por um curto período e veja como você se sente. Quem sabe o que pode acontecer!? Boa saúde e boas práticas!

SwáSthya!
Share/Save

Um comentário:

Júlio disse...

O método é bastante completo, cuida até de algo básico como a alimentação. Não posso reclamar: desde que comecei a praticar, minha culinária tem se tornado muito mais saborosa!

Júlio Eccheli

Postar um comentário